HIV/SIDA
Com financiamento do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio da SIDA (PEPFAR) através dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC), a C-Saúde busca controlar a epidemia de HIV apoiando a implementação sustentável de serviços na Província da Zambézia, Moçambique. Trabalha em parceria com o Governo de Moçambique em todos os níveis — nacional, provincial, distrital, unidades sanitárias e comunidade — proporcionando suporte técnico e financeiro em recursos humanos, infraestrutura, formação e mentoria, laboratório, farmácia, gestão de programas, sistemas de informação em saúde e monitoria e avaliação.
As principais áreas de foco no programa de HIV incluem:
Prevenção
Prevenção da transmissão vertical, iniciativa DREAMS para raparigas adolescentes, aconselhamento e testagem para HIV, profilaxia pré-exposição (PrEP).
Cuidados e Tratamento
Seguimento pediátrico e adulto para HIV, gestão da coinfecção HIV/TB.
Áreas de suporte
Apoio para melhoria da qualidade laboratorial, particularmente em relação ao diagnostico precoce infantil e testagem para carga viral. Apoio as farmácias para melhoria dos procedimentos de gestão de medicamentos antirretrovirais e para infeções oportunistas.
As principais Iniciativas implementadas são:
Alocação de Recursos Humanos para a Prestação Direta de Serviços
Através de subacordos com as autoridades distritais de saúde (SDSMAS), a C-Saúde financia a alocação de técnicos de medicina geral e enfermeiros que realizam consultas nos serviços de cuidados e tratamento para HIV e triagens de pediatria e adulto, enfermeiras de saúde materno-infantil (SMI) nos serviços de SMI e cancro do colo do útero, técnicos de laboratório, flebotomistas e técnicos de farmácia.
Apoio e Alocação de Pessoal Leigo
Inclui conselheiros leigos que realizam ATS e apoio psicossocial. Inclui ainda educadores de pares que promovem a retenção ao TARV através de visitas domiciliárias; mães mentoras que apoiam a retenção em TARV para mulheres grávidas e lactantes, o diagnóstico precoce infantil e retenção pediátrica; adolescentes e jovens mentores que apoiam a retenção em TARV para adolescentes e jovens; campeões de prevenção que apoiam ligações a serviços para beneficiários do programa DREAMS, com foco na criação de demanda para a PrEP; e oficiais de tosse que auxiliam na identificação de casos de TB nas unidades sanitárias.
Apoio Técnico, Formação e Mentoria
A C-Saúde possui uma equipa técnica experiente que apoia a implementação do programa de HIV incluindo médicos, psicólogos, enfermeiras de SMI, técnicos de laboratório e farmácia. Estas equipas, localizadas a nível distrital e provincial, utilizam aplicativos digitais móveis para conduzir sessões de mentoria e melhorar a capacidade técnica das equipas que prestam serviços diretos.
Promoção de Mensagens de Prevenção do HIV e Outras Atividades de Comunicação em Saúde
Via rádios comunitárias, teatro nas unidades sanitárias e comunidades, palestras nas áreas de espera dos pacientes e nas comunidades, campanhas de “mass media” e outras abordagens de comunicação, a C-Saúde apoia na promoção de mensagens chave e mobilização comunitária para serviços de saúde com enfase para o HIV e TB. A C-Saúde trabalha com várias organizações de base comunitária e baseadas na fé para engajar comunidades e criar demanda para serviços de saúde, com foco no engajamento masculino.
Implementação de Sistemas de Informação em Saúde Eletrónicos
Em todas as unidades sanitárias apoiadas, o SESP é implementado com apoio de digitadores de dados contratados para atualizar o sistema e gerar relatórios que apoiam a implementação do programa e auxiliam no reporte. Outros sistemas como os da farmácia, laboratório e aplicativos para recolha de informação comunitária também são apoiados.
Suporte Fornecido ao Nível Provincial e Nacional
A C-Saúde providencia assistência técnica à Direção Provincial de Saúde (DPS) na implementação das diretrizes nacionais, participando em grupos técnicos provinciais e na planificação da execução de todas as atividades relacionadas ao programa de HIV. A nível nacional, e através da sua equipa de assessores baseados a nível central, participa ativamente em grupos técnicos de trabalho que desenvolvem diretrizes nacionais.