Cancro do Colo do Útero
Mulheres vivendo com HIV têm um risco significativamente aumentado de desenvolver cancro do colo do útero. Dada a alta incidência de HIV em Moçambique, o rastreio e tratamento do cancro do colo do útero é uma prioridade para o Ministério da Saúde. A C-Saúde, através dos fundos do CDC/PEPFAR, apoia unidades sanitárias na Província da Zambézia que fornecem serviços de rastreio e cuidados clínicos de alta qualidade para o cancro do colo do útero incluindo capacidade para realizar procedimentos de excisão eletrocirurgia em alça (LEEP) em hospitais de referência.
Suporte fornecido ao nível das unidades sanitárias e comunidade:
Alocação de Enfermeiras de Saúde Materno-Infantil
Aumento do número de enfermeiras de SMI alocadas aos distritos apoiados para fornecer serviços de rastreio através da Inspeção Visual com Ácido Acético (VIA).
Formação Contínua e Mentoria Clínica
Uso de grupos de WhatsApp para formação e mentoria clínica de profissionais de saúde sobre rastreio e tratamento do cancro do colo do útero, incluindo crioterapia, termoablação e LEEP.
Fornecimento de Equipamentos e Consumíveis
Provisão de equipamentos para serviços de crioterapia, termoablação e LEEP, e consumíveis para esterilização de instrumentos.
Melhoria da Infraestrutura e Mobiliário Hospitalar
Fornecimento de mobiliário hospitalar e melhoria da infraestrutura para os serviços de rastreio e tratamento do cancro do colo do útero.
Participação em Grupos Técnicos de Trabalho do Ministério da Saúde
Colaboração ativa nos grupos técnicos de cancro do colo do útero para desenvolver políticas e diretrizes nacionais.