Áreas de Foco
Sistemas de Informação em Saúde
A C-Saúde é o parceiro central do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio da SIDA (PEPFAR) para Sistemas de Informação em Saúde (SIS) em Moçambique. Sob a orientação estratégica dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC), a organização apoia o Governo de Moçambique e os parceiros do PEPFAR no desenvolvimento, fortalecimento, implementação e suporte aos SIS, com o objetivo final de alcançar o controlo da epidemia de HIV.
Tuberculose
Na província da Zambézia, onde a prevalência de coinfecção HIV/Tuberculose (TB) permanece alta, a integração dos serviços de HIV e TB é uma prioridade de saúde pública. O Programa Avante apoia unidades sanitárias na prestação de serviços clínicos de alta qualidade em HIV/TB. Financiado pelo Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio da SIDA (PEPFAR) através dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC), busca controlar a epidemia de HIV apoiando a implementação sustentável de serviços de HIV e TB na província da Zambézia. O programa é implementado pelo Vanderbilt University Medical Center (VUMC) e pela C-Saúde, trabalhando em parceria com o Governo de Moçambique a todos os níveis.
Cancro do Colo do Útero
Mulheres vivendo com HIV têm um risco significativamente aumentado de desenvolver cancro do colo do útero. Dada a alta incidência de HIV em Moçambique, o rastreio e tratamento do cancro do colo do útero é uma prioridade para o Ministério da Saúde. A C-Saúde, através dos fundos do CDC/PEPFAR, apoia unidades sanitárias na Província da Zambézia que fornecem serviços de rastreio e cuidados clínicos de alta qualidade para o cancro do colo do útero incluindo capacidade para realizar procedimentos de excisão eletrocirurgia em alça (LEEP) em hospitais de referência.
HIV/SIDA
Com financiamento do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio da SIDA (PEPFAR) através dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC), a C-Saúde busca controlar a epidemia de HIV apoiando a implementação sustentável de serviços na Província da Zambézia, Moçambique. Trabalha em parceria com o Governo de Moçambique em todos os níveis — nacional, provincial, distrital, unidades sanitárias e comunidade — proporcionando suporte técnico e financeiro em recursos humanos, infraestrutura, formação e mentoria, laboratório, farmácia, gestão de programas, sistemas de informação em saúde e monitoria e avaliação.
Saúde Materno-Infantil
Reconhecendo a importância vital da saúde materno-infantil para o desenvolvimento sustentável das comunidades, a C-Saúde, em colaboração com o Governo de Moçambique, fortalece os serviços de saúde materna e infantil, garantindo acesso a cuidados de qualidade para mulheres grávidas, mães e crianças.
Avaliações
O Departamento de Avaliações da C-Saúde é composto por uma equipa de pesquisadores e analistas que conduzem avaliações de programas e atividades de pesquisa. Esta equipa é responsável por gerar e analisar dados científicos baseados em evidências, sintetizando resultados para compartilhar com implementadores de programas, patrocinadores e formuladores de políticas sobre intervenções bem-sucedidas. O trabalho é apoiado pelo PEPFAR através dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), bem como pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH) e outros patrocinadores, com foco principal na prevenção do HIV, cuidados e tratamento do HIV e tuberculose. As análises de dados secundários utilizam dados programáticos para avaliar a eficácia de estratégias implementadas. As avaliações baseadas em protocolos permitem a recolha de dados primários para gerar novas informações que visam aprimorar os serviços existentes e melhorar os resultados dos pacientes.