SESP POC
O Sistema Electrónico de Seguimento de Pacientes (SESP) ao ponto de atendimento está desenvolvido e pilotado sob a orientação das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e com financiamento do Departamento de Defesa dos Estados Unidos através da ONG internacional Jhpiego.
O Sistema Electrónico de Seguimento de Pacientes (SESP) existente em Moçambique baseia-se principalmente na introdução retrospectiva de dados. Com exceção dos dados das farmácias (receitas e dispensas) que são introduzidos no ponto de atendimento, a entrada dos dados é feita por meio de formulários em papel que são direcionados para a sala de dados, onde os digitadores inserem as informações no SESP. Em grandes unidades sanitárias, a introdução retrospectiva de dados pode resultar em atrasos na introdução de dados, reduzindo a eficiência na utilização dos dados. Em resposta, C-Saúde está a trabalhar na modificação do SESP para ter a entrada de dados acontecendo nos pontos de atendimento.
Sistemas de Informação em Saúde
A C-Saúde apoia o desenvolvimento de Sistemas de Informação em Saúde utilizados na implementação do programa PEPFAR em Moçambique.
HIV
A C-Saúde apoia na implementação de um conjunto de actividades nas unidades sanitárias e nas comunidades que visam o controle da epidemia do HIV.
Tuberculose
O portofólio de apoios da C-Saúde é abrangente e centrado em várias áreas essenciais para a luta contra a tuberculose.
Cancro do Colo do Útero
A C-Saúde apoia o fornecimento de serviços de alta qualidade de rastreio e tratamento do cancro do colo do útero.