C-Saúde

Tuberculose

Na província da Zambézia, onde a prevalência de coinfecção HIV/Tuberculose (TB) permanece alta, a integração dos serviços de HIV e TB é uma prioridade de saúde pública. O Programa Avante apoia unidades sanitárias na prestação de serviços clínicos de alta qualidade em HIV/TB. Financiado pelo Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio da SIDA (PEPFAR) através dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC), busca controlar a epidemia de HIV apoiando a implementação sustentável de serviços de HIV e TB na província da Zambézia. O programa é implementado pelo Vanderbilt University Medical Center (VUMC) e pela C-Saúde, trabalhando em parceria com o Governo de Moçambique a todos os níveis.
O suporte fornecido ao nível da unidade sanitária e comunidade inclui:
  1. Alocação de conselheiros leigos e oficiais de tosse nos sectores de TB das unidades sanitárias apoiadas, incluindo unidades sanitárias penitenciarias.
  2. Expansão do modelo de paragem única para TB/HIV.
  3. Mentoria Clínica e Formação na Cascata de TB realizada por assessores clínicos distritais e assistentes regionais de TB.
  4. Reprodução de livros de registo de TB, fichas e materiais de monitoria e avaliação, educação e comunicação.
  5. Fornecimento de mobiliário hospitalar, equipamentos e melhoria da infraestrutura
  6. Participação em grupos técnicos de trabalho do Ministério da Saúde para o desenvolvimento contínuo de políticas e diretrizes nacionais.
Voltar ao topo