Sistemas de Informação em Saúde
A C-Saúde é o parceiro central do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio da SIDA (PEPFAR) para Sistemas de Informação em Saúde (SIS) em Moçambique. Sob a orientação estratégica dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC), a organização apoia o Governo de Moçambique e os parceiros do PEPFAR no desenvolvimento, fortalecimento, implementação e suporte aos SIS, com o objetivo final de alcançar o controlo da epidemia de HIV.
Como parceiro central de SIS do PEPFAR, a C-Saúde possui uma equipa sólida de engenheiros localmente baseada que se concentra nas seguintes áreas estratégicas:

Sistema Electrónico de Seguimento de Pacientes (SESP)
Desenvolvimento e manutenção do SESP para a prestação de serviços de prevenção, cuidados e tratamento do HIV. A organização lidera o desenvolvimento de versões trimestrais do SESP com atualizações no módulo de relatórios e melhorias do sistema. Conduz a harmonização das bases de dados do SESP no país, com todas as instâncias usando os mesmos metadados, impulsionando os esforços de centralização.

Sistemas de Farmácia
Desenvolvimento e manutenção de um sistema de farmácia denominado iDMED, interoperável com o SESP. Em parceria com a Central de Medicamentos e Artigos Médicos (CMAM), a C-Saúde desenvolve e apoia este sistema de farmácia que é utilizado nas unidades sanitárias públicas, mas também apoia aplicativos moveis deste sistema de farmácia que são utilizadas em farmácias privadas e na comunidade (durante as brigadas moveis ou outras actividades comunitárias) para registo das dispensas de medicamentos antirretrovirais, entre outros.

Interoperabilidade com Sistemas Laboratoriais
Lidera o desenvolvimento de uma solução de interoperabilidade entre o sistema electrónico de informação laboratorial (DISA Lab) e o SESP, facilitando o reporte e comunicação dos resultados de testes para os utentes, incluindo carga viral, TB por geneXpert, PCR DNA para HIV e CD4).

Ferramenta de registo de intervenções Programa DREAMS
O DREAMS é um programa financiado pelo PEPFAR que visa reduzir as taxas de novas infeções por HIV entre raparigas adolescentes e mulheres jovens. A Ferramenta “Layering” do DREAMS (DLT) em Moçambique é utilizada para registar beneficiárias e documentar as intervenções recebidas na comunidade, escola ou unidade sanitária. Através de lançamentos trimestrais, a organização dissemina melhorias do sistema para todos os parceiros.

Aplicação Móvel mUzima
A C-Saúde adaptou e atualmente implementa a escala nacionalmente o aplicativo móvel mUzima™, que é de código aberto e interoperável com o SESP, para apoiar a testagem na abordagem comunitária de caso índice e de visitas domiciliárias.

Mentoria
A C-Saúde desenvolveu sob a liderança do MISAU o Sistema de Mentoria que é usado para o registo das sessões de mentoria dos profissionais de saúde como parte de formação continua para a melhoria de qualidade assistencial para os programas de HIV e TB.

Aplicativo de Criação de Demanda de Circuncisão Maculina Médica Voluntária (CMMV)
Com intuito de integrar ferramentas tecnológicas na comunidade para geração de demanda para circuncisão a C-Saude está a desenvolver ferramentas diversificadas para o auto-registo de utentes interessados para realizar a circuncisão, destacando o aplicativo móvel android e de USSD que será integrado na plataforma PENSA (*660#) do MISAU.

Segurança de Informação
A segurança é uma preocupação central nas actividades da C-Saúde, sendo que a C-Saúde conta com uma equipa especialista na área da Segurança da Informação e Administração de Sistemas. Todos os sistemas e aplicações centrais suportados pela C-Saúde emitem informação em tempo real que é correlacionada com informação de ameaças, permitindo identificar rapidamente ameaças existentes na rede e nos sistemas. Para além disso essa informação colectada é periodicamente revista pelos nossos especialistas a fim de melhorar continuamente a infraestrutura de segurança da C-Saúde. Para a segurança de informação a C-Saúde criou ferramentas e procedimentos que permitem ministrar sessões de consciencialização na protecção de dados de pacientes (quer presenciais, quer online), encriptação de informação em disco e quando em circulação na rede e procedimentos de como lidar com informação sensível, esteja essa informação em formato físico ou digital.