C-Saúde

C-Saúde apoia capacitação de profissionais de saúde em matérias de direitos humanos

Na última segunda-feira, dia 16 de setembro, os profissionais da unidade sanitária de Nicoadala sede, participaram de uma importante formação sobre direitos humanos com vista ao atendimento humanizado. O evento teve como objectivo capacitar os profissionais para oferecerem serviços de saúde que priorizem a dignidade, a empatia e o respeito às necessidades dos pacientes e utentes.

A formação foi conduzida por profissionais certificados na área da saúde e contou com a participação de recepcionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais da unidade. Durante a capacitação, foram abordados temas como a importância da comunicação clara, a escuta activa e o envolvimento da família no processo de cuidado.

O intuito da C-Saúde, é contribuir para a melhoria do atendimento dos pacientes, promovendo um ambiente mais acolhedor e respeitoso. Acreditamos que o atendimento humanizado é essencial para a recuperação e bem-estar dos pacientes.

Os participantes também tiveram a oportunidade de discutir casos práticos e partilhar experiências, criando um espaço de aprendizado colectivo e troca de conhecimentos. Além disso, foram propostas actividades interactivas que visam desenvolver habilidades emocionais e comportamentais necessárias para um atendimento mais humano.

A iniciativa é parte de uma estratégia do MISAU que visa o aprimoramento da qualidade do atendimento nos serviços de saúde, e reflete o compromisso da unidade sanitária de Nicoadala sede em garantir um serviço de excelência à comunidade. A expectativa é que, com a implementação dos ensinamentos adquiridos na formação, os profissionais possam criar vínculos mais sólidos com os pacientes, garantindo uma experiência mais positiva e eficaz durante o processo de interacção com os utentes.

A formação em direitos humanos foi financiada pelo PEPFAR e implementada pela C-Saúde como um passo fundamental para a transformação do sistema de saúde local, destacando a importância de colocar o ser humano no centro do cuidado. Com acções como esta, a unidade sanitária de Nicoadala sede reafirma o seu compromisso em promover a saúde, acolhimento e dignidade para todos os utentes.

Participaram da formação 45 profissionais de saúde vinculados a unidade sanitária de Nicoadala sede. As formações também estão sendo implementadas para os profissionais de outras unidades do distrito, incluindo Derre.

Voltar ao topo